Pesquisar neste blog

14 de nov. de 2010

A importância do sono para a consolidação do aprendizado

O ser humano holístico  reflete, irradia, projeta a integração total das suas dimensões física, afetiva e emocional nos mais variados instantes da sua existência.

Na questão da aprendizagem sabemos que para que ela ocorra, ou que avance, de maneira natural  o sujeito deve estar em equilíbrio, pois  sem um organismo que responda bem aos estímulos o aprendizado não ocorrerá de maneira natural, mas sim dependerá de outros ou mais estímulos extras direcionados e em tempos diferenciados.

Uma boa noite de sono é fundamental para a boa reparação das células e para que haja a consolidação do conhecimento, a sua sedimentação.

Como poderíamos  imaginar que situações às quais nos expomos diariamente  como a luminosidade do dia, a qualidade do sono, o equilíbrio hormonal, possam interferir diretamente no processo de aprendizado? 

Nós podemos saber que o simples ato de dormir faça bem para o nosso corpo físico, “que nos ajuda a crescer”, mas não imaginamos o quanto atitudes simples e cotidianas colaboram para que vivamos bem ou mal e que afetam profundamente a nossa vida e principalmente a das nossas crianças e adolescentes.

Pois bem, “carregamos” nosso corpo físico e emocional para todos os espaços e tempos sem nos darmos conta da total interdependência que há entre eles. Sofremos com os nossos desequilíbrios e fazemos com que outros também sofram simplesmente por ignorarmos as possibilidades de termos uma qualidade de vida muito melhor.

Pais e educadores que somos deveríamos buscar conhecer as causas das dificuldades dos nossos filhos e dos nossos alunos, além das nossas próprias, para tentarmos mudar a realidade desfazendo-nos de algumas atitudes prejudiciais  e substituindo-as por outras  mais simples como dormir mais e melhor; investir nos momentos de lazer de forma produtiva e benéfica para o nosso corpo holístico e  buscar o conhecimento para poder transformar.

Como educadores, precisamos nos lembrar  de que a qualidade do sono é fundamental para a consolidação do aprendizado, para que consolidemos  todo o conhecimento adquirido e vivido durante o dia e  que a qualidade do nosso aprendizado depende totalmente do equilíbrio das funções orgânicas  que refletem tanto na dimensão emocional como na física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...